Tecnologia do Blogger.
RSS

O valor do documentário

"Mãe acho que vou ao cinema assistir ao filme do Senna". Resposta da mãe: "Você vai ao cinema para assistir documentário?". Apesar de retratar a opinião de muitos brasileiros sobre o este tipo de montagem fílmica, eu fiquei surpresa com o diálogo acima. Vivemos um momento de crescimento nunca visto nos documentários produzidos por aqui e acolá. Inclusive temos um post com assunto semelhante neste mesmo blog.

Um documentário pode ser tão brilhante como qualquer filme de ficção. É tão trabalhoso quanto (às vezes, até mais) e precisa de uma mão firme no roteiro e precisão cirúrgica na direção. Poetizar a realidade pode se mostrar ainda mais difícil do que criar a poesia. Posso estar me repetindo, mas, para mim, ficção e realidade são reinos muito próximos. Um documentário não é, nem nunca vai ser, um espelho de uma situação ou de algum personagem. É uma obra que se baseia em informações sobre algo/alguém para contar uma história. Mas, peraí, isto também é o filme ficcional.

A possibilidade de desvendar uma história com imagens, sons, entrevistas, luz, cor, emoção e, acima de tudo, momentos flagrados pela câmera, é deslumbrante. Sim, porque um documentário é construído através de flagras da realidade e não da realidade nua e crua. Nada nem ninguém está nu diante de uma câmera. Tudo é construção, desenho, afinal, arte. O filme com a premissa redundante "baseado em fatos reais" tem a riqueza de se tornar uma pílula de conhecimento cheia de som e fúria.

Momento filosofia... mesmo porque, a ficção sai de nós, então também compõe nossa realidade. Corroborando o que digo, temos o fato de que nem nós mesmos entendemos o que se passa nessa tal realidade. Real é verbo. Aprender, sentir, emocionar, tocar, encantar, viver...

Présenter des excuses pour la fraîcheur (Desculpas por tanta frescura)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Leoo disse...

então você como uma boa amante de documentarios, deveria citar uns 10 para quem gosta também poder se deliciar com o mesmo! =))

Tamyres Matos disse...

Vou fazer um post em homenagem ao seu comentário! rsrs