Tecnologia do Blogger.
RSS

A heresia de não gostar dos mestres


É, voltei de novo. Mais um período sabático termina hoje. E o papo é sobre os grandes mestres. No mundo da música e do cinema, é tendência que, de tempos em tempos, sejam eleitos bastiões para o mundo das artes. Aqueles caras que a maioria admira e produzem trabalhos que realmente marcam a sociedade de alguma forma, os criadores de estilo.

Existe uma lista destes nomes tanto no cinema (Kubrick, Almodóvar, Chaplin, Glauber Rocha, Woody Allen, Bertolucci, Scorsese, Kar-Wai, ...) quanto na música (Beatles, Chico Buarque, Led Zeppelin, Roberto Carlos...). Adendo: acredito que entre os cantores e compositores seja mais difícil a tarefa de encontrar unanimidades.

Você tem todo o direito de achar as piadas do Woody Allen sem graça. Fato. Mas eu amo! | Foto: Reprodução Internet
E de vez em quando rola aquela conversa: - Você não gosta deste filme do Kubrick? - Po, cara... nem curto muito. - Que isso, você é um herege! OU

- Ah, realmente, o Roberto Carlos das antigas era excelente. - Eu nunca gostei dele... - Sério? Tu não entende nada de música.

Eu provavelmente já falei isso em alguma ocasião (não sobre o Roberto Carlos, porque pelo amor de Deus, né?). E digamos que é pretensioso. Assim como as críticas a um suposto fim da cultura popular porque a maioria das pessoas escutam o que você não gosta.

O lance é se encontrar. O mais gostoso das manifestações artísticas é exatamente poder procurar o que melhor te representa, o que te faz sair da monotonia da vida real. Sinta-se à vontade para odiar Beatles na minha frente (mesmo que no meu íntimo eu odeie você por alguns segundos, vou respeitar, juro).

Você tem o direito de achar "2001 - Uma Odisseia no Espaço" um saco, de detestar toda a obra do Gláuber Rocha sem parecer aculturado. Na cultura há espaço para tudo e a busca pelo seu espaço é eterna e uma delícia. E, se ainda não ficou claro, reitero: detesto Roberto Carlos. Acho importante e relevante como um grande nome da cultura brasileira, mas acho chato. E tenho dito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Anônimo disse...

After checking out a handful of the blog articles on your blog, I seriously like your technique of writing a blog.
I added it to my bookmark site list and will be checking back soon.
Please visit my website too and tell me what you think.


Look at my web site: Restaurant Review

Tamyres Matos disse...

Thank you! Confess that I abandoned the blog, but I really enjoy writing in here! And your comment reminds me of this.